sexta-feira, 29 de março de 2013

Qual sua receita de Páscoa favorita?

Para mim hoje é sinônimo de comer bacalhau, mas qualquer comidinha deliciosa é bem vinda!
Então lanço o desafio: qual a sua receita de Páscoa favorita? Vale postar só o nome, uma foto, a receita, enfim... Vale tudo!
 
Para dar uma idéia para quem ainda não definiu o cardápio de hoje vou postar uma receitinha fácil e deliciosa que surgiu de forma despretensiosa...
 
Achadinho de bacalhau
 
 
 
um pouquinho de leite integral
cheiro verde picadinho
queijo parmesão ralado
azeite de oliva
 
Disponha em um refratário a massa do bolinho de bacalhau, preenchendo toda a forma. Cubra a massa com um pouquinho de leite até umedecer levemente. Por fim, finalize com o queijo parmesão ralado e o cheiro verde por cima de toda a massa. Leve em forno alto para gratinar!
Sirva com azeite de oliva!
 
Mais tarde posto aqui as fotos do nosso almoço, faremos postas de bacalhau fritas, a minha receita favorita!
 
Feliz Páscoa!

9 comentários:

  1. Obrigada Camila! E aí, qual a sua receita favorita para comer na Páscoa? A receita que sua mãe faz... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacalhau sempre vai bem né! Gosto muito de bacalhau com batatas e azeite, muito azeite!

      Excluir
  2. Em casa sempre tem o chamado bacalhau a candeia... não sei a receita, mas ele é todo desfiado e sei que vai batata palito meio fritinha no meio, e óbvio, muito azeite... fica muito bom! Bjo :-)

    ResponderExcluir
  3. Realmente bacalhao com azeite é muito bom por si só! Mas amei a idéia da batata palito fritinho Marina, quero a receita da Dona Lúcia! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Em casa sempre é motivo para churrascada... Aniversário: churrasco, Natal: churrasco, quintas: churrasco!!! Ai vem aquela premissa... "Carne boa de churrasco sempre é temperada com sal grosso e só!!!!" Na minha opinião, humilde e simples, esta é uma das chances em que podemos inventar e soltar a frangra (na grelha) e que o sucesso do evento depende da criatividade do condutor! Hoje ao final do plantão, afim de não passar em branco, resolvi juntar os parentes semi-paulistanos e fatidicamente rolou churrasco! Cardapio: arroz branco salada mista de folhas e churrasco, além das coizinhas prontas como queijo, pão de alho, etc, um contra filé maravilhoso... Segue a sugestão: antes da grelha bem quente, cortar a peça em bifes bem grossos e deixar descansar em molho de mostarda em grãos, alho amassado, molho de pequi ( vindo direto de GO) e molho inglês, então salgado com o tal sal grosso, a dica para não ficar insosso ou salgado: antes de virar a primeira vez dá-se umas belas batidas, virou, bate novamente! Ficou ótimo e representou bem o espírito de juntar pessoas especiais numa data especial fazendo algo delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Churrasco aqui em casa sempre tem vez também! É a refeição ideal para juntar os amigos e passar horas conversando, comendo e bebendo! Realmente a carne somente com sal é mais que suficiente quando de boa qualidade e bem preparada, mas também adoro as diferentes combinações de temperos que podemos usar nessa hora. Eu particularmente gosto de inventar no frango e no acompanhamentos como vinagrete, maionese e saladas! Muito boas as suas dicas Rafa! Deve ter sido uma delícia!

      Excluir
  5. Sendo casada com um dinamarquês, dias festivos também servem para compartilhar as tradições. Ontem à noite fizemos o Smørrebrød, uma espécie de sanduíche aberto, muito comum na Dinamarca. Há uma infinidade de variedades possiveis (com carne, peixe, camarão, queijo, patê de fígado de porco), mas estou colocando só a favorita aqui em casa. Aqui vai um link com uma receita tradicional (em inglês): http://mydanishkitchen.com/2011/01/24/smørrebrød-fiskefilet-med-remoulade-flounder-with-remoulade/

    O pão utilizado é um pão de centeio bem denso, a única receita que eu sei demora mais ou menos 1 semana pra ficar pronto. E como sou brasileira, resolvi dar um "jeitinho" com pão integral caseiro, e também fica bem gostoso! Segue a receita de como fizemos aqui:

    Smørrebrød de peixe empanado com pão integral caseiro

    - Para o pão integral com grãos variados e crosta de gergelim:

    3 xic (cha) de farinha de trigo
    3 1/2 xic (cha) farinha trigo integral
    1 xic (cha) farinha linhaça
    30 g de fermento para pão
    1 colher (sopa) de açúcar mascavo
    3 colheres (sopa) de mel
    2 1/2 xic (cha) agua morta
    1/2 xic (cha) oleo de canola
    1 ovo
    1 colher (sopa) sal grosso
    2 xícaras de grãos variados (ex. gergelim, linhaça, aveia, chia, etc)

    - Modo de fazer:

    1- Numa tigela grande, misture as farinhas e o sal
    2- em outra tigela, junte o fermento, açúcar, mel, água e óleo. Misture bem até dissolver o fermento, junte 2 colheres de farinha de trigo e deixe repousar por 10 min.
    3- Junte a mistura do fermento às farinhas e sove com as mãos até formar uma bola. Cubra com um pano até dobrar de tamanho.
    4- Divida a massa em 2 partes iguais e sem mexer muito (para que o "ar não saia da massa"), e transfira para uma forma retangular de pão.
    5- Bata o ovo e pincele nos pães. Cubra com uma generosa camada de gergelim e sal grosso. Deixe crescer e asse por + ou - 1 hora

    - Para o Smørrebrød:

    1 fatia de pão
    1 filé de peixe branco empanado
    Manteiga
    limão
    molho remoulade (receita parecida aqui: http://www.seara.com.br/smartbook/receitas/molho-remoulade/)
    dill (endro)

    Eu começo temperando o filé de peixe com um pouco de sal e pimenta do reino, empano e frito em óleo bem quente.
    Para montar o smørrebrød é só passar um pouco de manteiga no pão, colocar o peixe empanado, espremer um pouco de limão sobre o peixe, completar colocando molho remoulade sobre o peixe, e um pouco de dill picado por cima.

    Beijão!





    ResponderExcluir
  6. Nossa, achei muito interessante! Deve ser uma delícia e gosto do fato de poder variar os recheios! bjs

    ResponderExcluir