sábado, 7 de abril de 2012

Pot pie de polenta

Pot pie na verdade é um tortinha, geralmente feita com massa folhada, com algum recheio bem saboroso e um topo bem crocante, porém existem variações, como esta que executei. Não deixa de ter um recheio, e também uma cobertura bem saborosa e crocante! E encaixa-se muito bem no conceito de finger food, ótimo para receber amigos em um número maior, quando uma esquema à francesa não comporta ou dará muito trabalho.
Neste caso fiz minhas pot pies dispensando a massa folhada e em sua substituição utilizei uma das mais incríveis farinhas, a de milho, denominada polenta!!!
E o melhor é a mais variada gama de ingredientes que podem ser combinados entre si e depois com a polenta, vou mostrar três delas. E o legal é que na forma de pot pie, podem ser degustadas várias em uma mesma refeição, e lógico, foi o que fizemos!

Polenta base

Utilize um pacote de polenta pré cozida de boa qualidade (italiana, nada mais do que um sinônimo neste caso) e prepare-a conforme as instruções da embalagem. Na verdade o segredo aqui é ter a percepção do ponto ideal. Caso seja necessário adicione mais ou menos água conforme observar o comportamento da farinha! A consistência ideal deve ficar intermediária entre um angu e a polenta firme, pois irá ao forno e perderá água. Digo isso em todos os pratos que enolvem farinhas ou carboidratos de outro tipo, como as batatas no caso do nhoque. Falo as quantidades a serem utilizadas, mas eu mesmo mudo a cada dia, pois depende daquela farinha ou batata que está sendo utilizada no dia, da sua umidade, da quantidade de água que há naquela batata, pois nunca é igual! Mesmo que você compre a mesma poleta da mesma marca sempre! É aí que está o segredo, perceber essa diferença e ajustar as quantidades para ao final obter a consistência perfeita!
Ao final do preparo, reserve ainda na panela para não perder a temperatura.


Pot pie de polenta com gorgonzola

Em uma panelinha, coloque 200 gramas de queijo gorgonzola picado grosseiramente, um fio de leite e noz moscada. Em fogo baixo, deixe derreter e formar um molho bem espesso. Disponha a polenta em potinhos e cubra com o molho. Se quiser ainda cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar!


Foto: Bruna Tadini


Pot pie de polenta com queijo minas e alho poró

Em uma frigideira, refogue o alho poró fatiado fininho com um poquinho de alho picadinho e tempere com sal a gosto. Disponha a polenta em potinhos e cubra com o alho poró e com queijo minas picado em cubos. Leve ao forno para gratinar!

Foto: Bruna Tadini


Pot pie de polenta com bacon, espinafre e parmesão

Em uma frigideira frite bacon em cubinhos até ficarem sequinhos e crocantes e reserve. Em outra frigideira, refogue com alho picadinho folhas de espinafre e tempere com sal e pimenta do reino. Disponha a polenta em potinhos e cubra com o espinafre, o bacon e queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar!


Foto: Bruna Tadini


Outra opção muito legal para comer polenta em um grupo, de quatro a seis pessoas, é dispor ainda quente em uma tábua de madeira, cobrir com um molho de sua preferência (queijo, vermelho, com carne...) e todos comerem juntos com uma colher! Fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário